quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sobram pais na fila de espera para adotar uma criança em Santa Catarina

 
Aline Rebequi

Santa Catarina tem hoje mais que o dobro de pretendentes à adoção do que crianças e adolescentes na fila de espera para ganhar uma família. Pelos números, não haveria ninguém esperando por um pai e por uma mãe nos 168 programas de acolhimento do Estado.

O problema está na escolha: 80% dão prioridade a menores de três anos, perfil que representa apenas 4% das crianças. Gelson Merisio, presidente da Assembleia Legislativa de SC, há alguns anos também pensava assim. Adotou dois recém nascidos. Com o tempo percebeu que criança faz um pai feliz com qualquer idade e mudou de ideia.

Diante da matemática que não fecha no Estado, ele uniu a experiência da adoção ao poder que tem nas mãos como presidente da AL e contribuiu com o lançamento da Campanha Adoção - Laços de Amor, em maio do ano passado, que estimula a adoção tardia, múltipla (grupos de irmãos) e também de crianças deficientes através de histórias reais, mostrando como os laços de amor nascem entre pais e filhos independente de idade, gênero ou qualquer outra condição.

Ao falar sobre sua vida pessoal quase esquece que seus filhos não são biológicos. Como qualquer outro pai coruja, tem a foto dos pequenos, Nicole, 3 anos e Arthur, 13, na capa de abertura do celular. Se enche de orgulho quando fala dos dois e sinaliza a possibilidade de adotar mais um, desta vez, maior de três anos.

— Queremos quebrar tabus e preconceitos que um dia também fizerem parte da minha vida. As pessoas têm medo de não conseguir firmar vínculos com uma criança mais velha, mas a idade dela não interfere em nada — diz.

Merisio também esperou pelas crianças. Foi quase um ano pelo Arthur e cinco anos por Nicole. Hoje, em meio a tantos compromissos políticos, Merisio encontra uma brecha na agenda para brincar de balanço no quintal de casa.

Gelson e Márcia Merísio estavam casados há 10 anos e não tinham filhos quando decidiram adotar. Márcia lembra que no início o casal teve um pouco de dificuldade até descobrir que Arthur era autista. Mesmo assim, o menino toca guitarra e joga xadrez. Ver filmes com a família é uma das suas atividades preferidas.

— Adoção é uma oportunidade única. Não é uma ajuda só para elas, mas também para os pais — recomenda.

Campanha retorna em 25 de maio
Realizada em Santa Catarina pela Assembleia Legislativa, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Tribunal de Justiça, a Campanha Adoção - Laços de Amor será relançada a partir do dia 25 de maio, próxima sexta-feira.

Na mídia e no portal da campanha, www.portaladocao.com.br serão revistas histórias reais e de sucesso sobre adoção tardia, de grupos de irmãos e de crianças com necessidades especiais.
Os resultados do primeiro ano da campanha
— 2,2% é o aumento no número de crianças para adoção de 2011 para 2012
— 42 pretendentes tomaram a decisão de adotar depois da campanha
— 18% é o número de pretendentes que mudaram de ideia e resolveram aceitar crianças com mais de três anos depois da campanha
— 7 audiências públicas foram realizadas pelo Estado
— Foi identificada a necessidade de agilizar os processos e ampliar o quadro de profissionais nas casas de acolhimento (psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, técnicos)
— Sensibilização de interessados para adoção tardia. Em um ano, os vídeos foram acessados 10.704 vezes e o site 23.264 vezes.
— O Tribunal da Justiça fez levantamento estadual e elaborou um Relatório de Visitas aos Programas de Acolhimento Institucional.
Uma matemática que não fecha
1.652 é o número de crianças para adotar
3.560 é o número de pessoas que querem adotar uma criança
80% escolhem menores de três anos
4% das crianças para adotar tem menos de três anos
O que será feito em 2012
— 4 de junho, no Ministério Público, um evento discutirá soluções para melhorar o acolhimento das crianças;
— Comunicação direta com os inscritos para adotar: envio de material da campanha na tentativa de ampliar o perfil de filho buscado (mais velhos, grupos de irmãos e com necessidades especiais).
— Será sugerido à Secretaria de Assistência Social do Estado a criação de um grupo multidisciplinar de atendimento às adoções tardias realizadas para dar suporte às famílias e crianças no período de adaptação.
— Será criado uma central de atendimento por telefone para auxiliar os pais que adotaram crianças a resolver conflitos familiares e melhorar a adaptação. A implantação está prevista para junho deste ano.
*Colaborou Darci Debona
fonte:http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2012/05/sobram-pais-na-fila-de-espera-para-adotar-uma-crianca-em-santa-catarina-3762873.html

ALPB instalará a Frente Parlamentar em Defesa da Adoção de Crianças e adolescentes


A Frente Parlamentar em Defesa da Adoção de Crianças e Adolescentes – Pró-adoção - propositura da deputada estadual (PPS) Gilma Germano, será instalada na ALPB, na quarta-feira (23), no auditório João Eudes, às 15 horas. A instalação da frente consiste na construção de um instrumento que se destina, no âmbito do Poder Legislativo do estado da PB, a apoiar, incentivar, debater, desenvolver e fomentar as políticas públicas de adoção de crianças e adolescentes.

Gilma Germano, que pauta seu envolvimento com a adoção pela defesa dos direitos das crianças, refere-se à causa com zelo: “O respeito à criança como digna da proteção integral e do afeto necessário para que se desenvolva bem, deve ser uma preocupação de todos. E temos um número significativo de crianças abandonadas, à espera de um lar, precisamos debater amplamente esta questão. A militância em prol da adoção consciente, pautada no altruísmo, é uma das formas de cuidar das nossas crianças.”

A proposta de lançamento da Frente foi abraçada também pelos deputados Adriano Galdino, Anísio Maia, João Gonçalves, Léa toscano e Toinho do Sopão. E consta de uma das programações da 1ª Semana Estadual da Adoção, instituída pela Lei 9.565/2011, de autoria da parlamentar Gilma Germano. Na ocasião, haverá uma palestra proferida por Raísa Fernandes, que tem estudado o tema com o enfoque na Adoção Consentida.
fonte: http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20120523114644&cat=politica&keys=alpb-instalara-frente-parlamentar-defesa-adocao-criancas-adolescentes

Dia Nacional da Adoção

No dia 25 de maio é comemorado o dia da adoção, criado em 1996 no I Encontro Nacional de Associações e grupos de Apoio à Adoção.
A adoção é um ato de amor, é também um ato jurídico que legitima a criança todos os direitos e deveres de filho e dá aos pais a possibilidade do exercício da paternidade e da maternidade.

O projeto de vida de muitas pessoas é acolhido, em Balneário Camboriú pelo Grupo de Estudos e Apoio a Adoção Anjos da Vida que promove encontros quinzenais aberto a todas as pessoas que tenham interesse pela temática da adoção.

Estes encontros possibilitam a formação de vínculo e o grupo é hoje uma grande família que não para de crescer e colher resultados positivos. Dizemos que são os milagres da vida, a experimentação do amor de múltiplas formas. Acreditamos que os conceitos construídos pelo grupo nos aproximam de um pensamento mais humano!

A partir de 2010 o grupo também desenvolve o projeto "Passos de Anjos". Por meio desse projeto é ministrado um curso de preparação de postulantes a adoção. Até o final de 2011 o curso realizou-se com 40 alunos divididos em turmas de 20 e encontros quinzenais. Em 2012 adotamos uma metodologia de 20 alunos com encontros semanais e duração de 3 meses. Coordenação, administrativo, pedagoga, assistente social, psicólogas, adovogada e um médico fazem parte da equipe que ministra o curso e coordena os encontros do grupo.

No Dia Nacional da Adoção esta equipe estará conscientizando a comunidade em alguns pontos da cidade e também divulgando a temática junto a imprensa.

Toda mulher é mãe


Mesmo que nunca tenha gerado um filho.
Mesmo que nunca venha gerá-lo.
Toda mulher é mãe.
Primeiro da boneca.
Mais tarde do irmãozinho.
Casada, é mãe do marido, antes de sê-lo dos filhos.
Sem filhos, será mãe adotiva ou madrinha.
Entregará a alguém os benefícios do seu amor.
Os sobrinhos, os filhos alheios, talvez uma justa causa.
Joana D´Arc foi mãe de sua causa e por ela morreu queimada, como qualquer mãe morreria por seu filho.
Quantas mulheres, que a vida não escolheu para a maternidade de seus próprios filhos, não se tornaram mães das próprias mães?
Quantas?
Ou do pai ou do avô.
A maternidade é irreprimível.
Como uma fonte de água que uma pedra obstrui, ela vai brotar mais adiante.
A freira é filha de Deus, mas numa repetição perpétua do mistério da Virgem, torna-se mãe de Jesus.
Na guerra, a mulher é mãe dos feridos, mesmo que usem outras bandeiras e vistam outro uniforme.
A maternidade não tem fronteiras, não tem cor, não tem preferências.
É das poucas coisas que bastam a si próprias.
Tem a sua própria religião.
Tem a sua própria ideologia
.
Causa, origem, começo.
Toda mulher é mãe.

Quem Somos Nós

Minha foto
Balneáorio Camboriú, SC., Brazil
O GEAA Anjos da Vida é uma entidade sem fins lucrativos, cuja visão é de apoiar A ADOÇÃO de todas as formas. Procuramos atender aos Pais adotivos, filhos do coração, e famílias extensivas. Nossa maior conquista é ser um dos primeiros grupos de apoio à adoção do Estado, em parceria com o poder judiciário de SC, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ministrar o curso de preparação de postulantes à adoção. Membros da Equipe do GEAA Anjos da Vida: Lenita Novaes: Psicóloga e Coordenadora Geral Indiana Menon: Psicóloga Carolina Voltolini: Psicóloga Noemi Loser: Mestre em Pedagogia Archille Mazzi: Advogada Grasiela Teixeira: Auxiliar Administrativo Deolinda: Assistente Social Juarez Furtado: Médico Pediatra Aline Radloff: Nutricionista Venham nos conhecer!!!