terça-feira, 19 de julho de 2011

VIDEO:ADOÇÃO FAMILIA PARA TODOS

SP: mães deixam 8 bebês por mês à adoção; TJ quer frear abandono

Um levantamento inédito da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) indica que 102 mães entregaram voluntariamente seus filhos recém-nascidos para adoção nos últimos 12 meses, uma média de 1 a cada 3,5 dias.

Como apenas 17% das varas judiciais do Estado responderam à pesquisa, a coordenadoria trabalha com possibilidade de um número maior. O recorte do estudo incluiu apenas casos em que a mãe busca um acolhimento institucional para o bebê, atitude prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e que não constitui crime. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Com a pesquisa, a Coordenadoria pretende evitar o abandono, lançando campanha defendendo o direito de as mulheres encaminharem os filhos à adoção. Por lei, se a mãe manifestar - do pré-natal à maternidade - o desejo de entregar o bebê, o agente de saúde é obrigado a levar a posição ao conhecimento do juiz.

No estudo, são citados como causas para a entrega o desemprego, a pobreza, a falta de apoio familiar ou do pai e dificuldades habitacionais. A ideia do TJ é ajudar na formação de uma política pública para evitar o abandono em locais e vias públicas.

Fonte: Site Terra

Quem Somos Nós

Minha foto
Balneáorio Camboriú, SC., Brazil
O GEAA Anjos da Vida é uma entidade sem fins lucrativos, cuja visão é de apoiar A ADOÇÃO de todas as formas. Procuramos atender aos Pais adotivos, filhos do coração, e famílias extensivas. Nossa maior conquista é ser um dos primeiros grupos de apoio à adoção do Estado, em parceria com o poder judiciário de SC, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ministrar o curso de preparação de postulantes à adoção. Membros da Equipe do GEAA Anjos da Vida: Lenita Novaes: Psicóloga e Coordenadora Geral Indiana Menon: Psicóloga Carolina Voltolini: Psicóloga Noemi Loser: Mestre em Pedagogia Archille Mazzi: Advogada Grasiela Teixeira: Auxiliar Administrativo Deolinda: Assistente Social Juarez Furtado: Médico Pediatra Aline Radloff: Nutricionista Venham nos conhecer!!!