quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS - ADOÇÃO PARTE I

Pessoal !!!   Segue abaixo algumas dúvidas frequentes  sobre a temática da adoção.

ADOTAR É MUITO COMPLICADO?

Não, desde que o processo tenha início no fórum, a partir da inscrição no cadastro de pretendentes à adoção, evitando-se intermediários.


ADOTAR É DEMORADO?

Não desde que os interessados estejam receptivos à adoção de crianças maiores, não só recém-nascidos, onde incide a preferência. •


CUSTA CARO ADOTAR UMA CRIANÇA?

Não todo processo de adoção no Juizado da Infância e da Juventude é gratuito.


COMO FICA O REGISTRO DA CRIANÇA?

Toda criança tem que ser registrada no nome de seus genitores, mesmo quando se tratar de recém-nascida. Esta Certidão de Nascimento é que servirá para instruir o processo de adoção.

Quando o processo é concluído, o Juiz expede dois mandados: um para cancelar o registro original e outro para fazer a inscrição do novo registro de nascimento, com todos os dados indicados pelos adotantes (nome completo da criança, nome dos pais, nome dos avós maternos e paternos), não acarretando distinção entre um registro de nascimento do filho adotivo e o registro do filho biológico.

Após a adoção não poderá constar em nenhum documento da criança adotiva qualquerobservância sobre o fato.


QUALQUER PESSOA PODE TER INFORMAÇÕES SOBRE OS DADOS DE UM PROCESSO DE ADOÇÃO?

Não. Todo processo de adoção corre em Segredo de Justiça e somente os requerentes podem ter acesso às suas informações.  Os genitores da criança não têm informações sobre os adotantes.

 
 
Fonte: boletins dos grupos de estudos e apoio à adoção do Estado de Santa Catarina
Livro: 101 perguntas sobre adoção – CECIF. - http://cgj.tj.sc.gov.br

CURSO 2011

Nesta quinta feira dia 27/01, estaremos realizando as inscrições para os postulantes à adoção, das 15 ás 18 horas. Não perca!!!
Local: Vara da Família Infância e Juventude da Comarca de Balneário Camboriú.
Acolhimento dos Postulantes: 17/02/2011, ás 19 horas, também na Vara da Família.

Abraços,

Cristina Bitencourt

Quem Somos Nós

Minha foto
Balneáorio Camboriú, SC., Brazil
O GEAA Anjos da Vida é uma entidade sem fins lucrativos, cuja visão é de apoiar A ADOÇÃO de todas as formas. Procuramos atender aos Pais adotivos, filhos do coração, e famílias extensivas. Nossa maior conquista é ser um dos primeiros grupos de apoio à adoção do Estado, em parceria com o poder judiciário de SC, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ministrar o curso de preparação de postulantes à adoção. Membros da Equipe do GEAA Anjos da Vida: Lenita Novaes: Psicóloga e Coordenadora Geral Indiana Menon: Psicóloga Carolina Voltolini: Psicóloga Noemi Loser: Mestre em Pedagogia Archille Mazzi: Advogada Grasiela Teixeira: Auxiliar Administrativo Deolinda: Assistente Social Juarez Furtado: Médico Pediatra Aline Radloff: Nutricionista Venham nos conhecer!!!