terça-feira, 28 de junho de 2011

Anônimo disse...

Acho um tremendo absurdo,a lei brazileira é lenta e obscura. Enquanto tantos casais estão dispostos a dar amor,lar e carinho,nosso judiciário preocupa-se em avaliar e reavaliar casais que com certeza sabem bem o que querem.
Nos fazem passar popr AVALIAÇÃO PSCICOLÓGICA e tudo mais,trocando em miúdos,querem saber se somos loucos ou não.
Mas o que aínda não sabem,é somos mesmo... Loucos por termos uma criança em nossos braços,independente de cor ou raça.
Pesso desculpas pelo desabafo,mas há momentos na vida em que sinto VERGONHA DE SER BRAZILEIRO!


RESPOSTA POSTAGEM BLOG



Primeiramente gostaria de expor aqui a posição do Grupo de Apoio e Estudos à Adoção “Anjos da Vida” a esta manifestação de indignação.

A avaliação psicológica, em momento algum se da para avaliar se os postulantes “são loucos” ou não, mas sim para evitar que pessoas despreparadas para lidar com as mais variadas situações que possam ou não surgir com o passar do tempo.

Sabe-se que somente o amor não é capaz de superar alguns percalços durante a trajetória da maternidade/paternidade. Saber o que se quer é um fato, aprender a trabalhar com o que se tem (o filho/a), é um trabalho que podemos dizer, indispensável.

É imprescindível que não corramos o risco de colocar uma criança, ou melhor, a vida de uma pessoa em mão e contexto que não tenham a preparação e estruturação necessárias para contribuir de forma positiva no futuro desta pessoa.

Nosso foco primeiro é o bem estar da CRIANÇA. Portanto, a AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA tem aqui um papel fundamental para que possamos evitar que, um casal ou pessoa que adote UM FILHO, não tenha motivos para devoluções quando este mesmo FILHO começar a enfrentar seus conflitos e rebeldias, ou manifestar o desejo de conhecer sua história.







Cejai/Ce realiza as primeiras habilitações de casais para adoção internacional

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai/Ce) julgou procedente, ontem, 2a.feira (27/06), dois pedidos de habilitação para candidatos à adoção internacional. A sessão, conduzida pelo desembargador Francisco Suenon Bastos Mota, presidente do órgão, ocorreu no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce).

Esses foram os dois primeiros procedimentos julgados em 2011. As brasileiras habilitadas residem na Bélgica e na Alemanha, com os companheiros. Um dos casais pretende adotar duas crianças irmãs, de até seis anos de idade.

De acordo com o desembargador Suenon Bastos Mota, após o deferimento, os casais permanecerão pelo período de um ano como pretendentes habilitados. Em seguida, será expedido certificado e os casais poderão dar início à adoção junto às Varas da Infância e da Juventude do Fórum Clóvis Beviláqua.

Após o fim do prazo, se o processo de adoção não for concretizado, os casais poderão solicitar a renovação da habilitação. O presidente da Comissão explicou que brasileiros podem concorrer à adoção internacional desde que comprovem residência em outro país.

Contudo, é necessário que o local onde estejam morando faça parte da Convenção sobre Cooperação Internacional e Proteção de Crianças e Adolescentes em Matéria de Adoção Internacional (Convenção de Haia), aprovada na Holanda, em 1993.
[....]
Conforme a secretária executiva da Cejai/Ce, Adriana do Vale Farias Saldanha, outros dois casos já estão agendados para o segundo semestre de 2011.

Fonte: TJ/Ceará

Nota: Essas crianças só estão indo embora, porque ainda o perfil dos pais brasileiro é muito celetista. Observa-se que uma adoção internacional somente acontece, após o descarte do cadastro nacional.

Quem Somos Nós

Minha foto
Balneáorio Camboriú, SC., Brazil
O GEAA Anjos da Vida é uma entidade sem fins lucrativos, cuja visão é de apoiar A ADOÇÃO de todas as formas. Procuramos atender aos Pais adotivos, filhos do coração, e famílias extensivas. Nossa maior conquista é ser um dos primeiros grupos de apoio à adoção do Estado, em parceria com o poder judiciário de SC, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ministrar o curso de preparação de postulantes à adoção. Membros da Equipe do GEAA Anjos da Vida: Lenita Novaes: Psicóloga e Coordenadora Geral Indiana Menon: Psicóloga Carolina Voltolini: Psicóloga Noemi Loser: Mestre em Pedagogia Archille Mazzi: Advogada Grasiela Teixeira: Auxiliar Administrativo Deolinda: Assistente Social Juarez Furtado: Médico Pediatra Aline Radloff: Nutricionista Venham nos conhecer!!!