segunda-feira, 7 de maio de 2012

CONVITE

O Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Anjos da Vida, com muita honra, convida Vossa Senhoria e família para a Formatura do IV Curso de Preparação de Postulantes à Adoção – Projeto "Passos de Anjos" a realizar-se no dia 19 de maio de 2012, às 19h30, no Instituto Sentir, na rua 916, nº 461, entre a 3ª e 4ª av.

Rita de Cássia Valério
Coord. Geral

Rolf Hornburg
Presidente
  

Adoção legal - Casos irregulares na mira da justiça

Quatro famílias respondem processo judicial em Jaraguá do Sul, enquanto 116 pessoas esperam na fila regularmente.


Débora Kellner
Publicado 05/05/2012

 
Acabar com as adoções irregulares de crianças e valorizar o processo legal. Esses são os objetivos do Promotor Rafael Meira Luz ao instaurar o inquérito civil. Ele quer alertar sobre as consequências judiciais das chamadas“adoções diretas”.
Quando uma família adota uma criança sem passar pela orientação de assistentes sociais e sem o acompanhamento judicial, a situação é considerada criminosa e os pais adotivos podem perder a guarda. “Adotar dessa forma não é um ato de amor e a família se baseia em uma mentira”, afirma o promotor.
Comum na região, a adoção irregular traz perigos para a família. Hoje, existem quatro casos sendo julgados em Jaraguá do Sul e Corupá. Para o promotor Meira Luz “quando a situação não é regularizada, todos vivem com medo de uma visita do oficial de justiça ou com constrangimento de os pais biológicos, e não os adotivos, estarem registrados”. A partir de agora, começa uma campanha de esclarecimento para que esses casos sejam denunciados por vizinhos, professores e funcionários do posto de saúde.
Essas famílias não respeitam a fila de adoção,que hoje, em Jaraguá do Sul, tem 116 pretendentes.“Para adotar legalmente não é difícil e nem demorado no que depende do poder judiciário. Entre a entrega dos documentos no fórum e a sentença de que o candidato é apto leva de dois a seis meses. O que mais demora é encontrar a criança no perfil desejado”, esclarece Meira Luz.
Para ajudar pessoas que querem adotar uma criança, o Setor Psicossocial do Fórum realiza toda última sexta feira do mês, às 17h30, uma palestra de esclarecimento das dúvidas. Priscila Larratea Goyeneche, assistente social, acredita na importância do suporte dado às mães que não podem permanecer com seu filho. “A gente orienta que, se a mãe não pode criar o filho, que ela entregue para o processo de adoção sem culpa. Nós não penalizamos e nem julgamos essas famílias, queremos é dar um acompanhamento correto para essas crianças”, salienta ela.

Fonte:http://www.ocorreiodopovo.com.br/seguranca/adocao-legal-casos-irregulares-na-mira-da-justica-9682870.html

Quem Somos Nós

Minha foto
Balneáorio Camboriú, SC., Brazil
O GEAA Anjos da Vida é uma entidade sem fins lucrativos, cuja visão é de apoiar A ADOÇÃO de todas as formas. Procuramos atender aos Pais adotivos, filhos do coração, e famílias extensivas. Nossa maior conquista é ser um dos primeiros grupos de apoio à adoção do Estado, em parceria com o poder judiciário de SC, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ministrar o curso de preparação de postulantes à adoção. Membros da Equipe do GEAA Anjos da Vida: Lenita Novaes: Psicóloga e Coordenadora Geral Indiana Menon: Psicóloga Carolina Voltolini: Psicóloga Noemi Loser: Mestre em Pedagogia Archille Mazzi: Advogada Grasiela Teixeira: Auxiliar Administrativo Deolinda: Assistente Social Juarez Furtado: Médico Pediatra Aline Radloff: Nutricionista Venham nos conhecer!!!