quinta-feira, 9 de junho de 2011

NOVO VÍDEO DE CAMPANHA CATARINENSE INCENTIVA A ADOÇÃO INTER-RACIAL


Conseguir adotar uma criança pode levar mais de dois anos. Mas há casos em que o processo é mais agilizado, como o de Marli Terezinha e Nélio Teobaldo Osaida. Depois de se inscreverem no cadastro de adoção, em quatro meses estavam com Fernanda em casa. Tudo foi rápido porque o casal, de descendência polonesa e italiana, não impôs obstáculos em relação à cor da pele do bebê. A menina é negra.

A história de Fernanda, 10 anos, recebida por Marli e Nélio quando tinha apenas 10 dias, está no novo filme da campanha Adoção: Laços de Amor, que estreia nesta quinta-feira na mídia catarinense. O vídeo tem o objetivo de mostrar aos pretendentes a importância da adoção inter-racial, já que 80% dos 3.586 interessados da lista de espera preferem meninas brancas de até três anos.

— A experiência nos mostra que o importante é construir uma família com amor incondicional, independente da cor e da crença. Nós passamos na frente de diversos casais, pois poucos estavam dispostos a adotar uma criança negra. Também não colocamos nenhum empecilho quanto à idade — conta Marli.

Como o casal já tinha dois filhos biológicos, Thiago e André, a única exigência era que fosse uma menina. A mãe explica que muitos pais têm medo da adoção inter-racial por receio que a criança sofra preconceitos no futuro, mas ela lembra que Fernanda nunca manifestou problema com a diferença de cor em relação aos parentes. Pelo contrário, é uma criança muito alegre e satisfeita com seus pais e irmãos.

— O que mais gosto neles é o amor e o carinho que eles têm por mim — revela Fernanda.

A campanha Adoção: Laços de Amor, que segue até dezembro, é promovida pela Assembleia Legislativa, Ministério Público de Santa Catarina, Ordem dos Advogados do Brasil e Tribunal de Justiça. A iniciativa visa incentivar a adoção de crianças mais velhas, com deficiências física e mental, negras e com irmãos. Isso porque elas são a maioria dos 1.656 pequenos que vivem nos abrigos do Estado. Segundo a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) do TJ, há 222 crianças negras em abrigos estaduais.

Quem Somos Nós

Minha foto
Balneáorio Camboriú, SC., Brazil
O GEAA Anjos da Vida é uma entidade sem fins lucrativos, cuja visão é de apoiar A ADOÇÃO de todas as formas. Procuramos atender aos Pais adotivos, filhos do coração, e famílias extensivas. Nossa maior conquista é ser um dos primeiros grupos de apoio à adoção do Estado, em parceria com o poder judiciário de SC, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ministrar o curso de preparação de postulantes à adoção. Membros da Equipe do GEAA Anjos da Vida: Lenita Novaes: Psicóloga e Coordenadora Geral Indiana Menon: Psicóloga Carolina Voltolini: Psicóloga Noemi Loser: Mestre em Pedagogia Archille Mazzi: Advogada Grasiela Teixeira: Auxiliar Administrativo Deolinda: Assistente Social Juarez Furtado: Médico Pediatra Aline Radloff: Nutricionista Venham nos conhecer!!!