quinta-feira, 7 de julho de 2011

Casal perde o direito à guarda provisória de bebê de 11 meses em Chapecó


  
Pais adotivos teriam "furado" a fila de adoção e não poderão ficar com a criança

A Justiça anulou a guarda provisória de um bebê de 11 meses a um casal em Chapecó. Os pais adotivos não teriam obedecido a fila de espera do cadastro de adoção. A liminar desta quarta-feira determinou a busca e apreensão da criança.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), cada Comarca deve manter um registro de crianças e adolescentes aptos à adoção, bem como de pessoas habilitadas. A adoção dirigida é uma situação excepcional e prevista quando o pedido parte de quem detém a tutela ou guarda legal de criança maior de três anos ou adolescente.

O Ministério Público de Santa Catarina entende que, tanto na adoção segundo a ordem do cadastro quanto na adoção dirigida, o que importa é o interesse da criança, mas alega que, em se tratando de criança de pouca idade, deve prevalecer o texto legal, já que existe uma norma que deve ser cumprida por todos.

A criança em questão está com menos de um ano e hoje existem 54 casais inscritos no cadastro para a adoção de crianças menores de três anos. O primeiro da lista encontra-se inscrito desde o ano de 2007 e o casal que teve a guarda provisória da criança anulada está inscrito desde janeiro de 2011.

Outras duas medidas semelhantes foram deferidas no Estado durante o mês de junho, uma em Blumenau e outra em Joinville.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Quem Somos Nós

Minha foto
Balneáorio Camboriú, SC., Brazil
O GEAA Anjos da Vida é uma entidade sem fins lucrativos, cuja visão é de apoiar A ADOÇÃO de todas as formas. Procuramos atender aos Pais adotivos, filhos do coração, e famílias extensivas. Nossa maior conquista é ser um dos primeiros grupos de apoio à adoção do Estado, em parceria com o poder judiciário de SC, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ministrar o curso de preparação de postulantes à adoção. Membros da Equipe do GEAA Anjos da Vida: Lenita Novaes: Psicóloga e Coordenadora Geral Indiana Menon: Psicóloga Carolina Voltolini: Psicóloga Noemi Loser: Mestre em Pedagogia Archille Mazzi: Advogada Grasiela Teixeira: Auxiliar Administrativo Deolinda: Assistente Social Juarez Furtado: Médico Pediatra Aline Radloff: Nutricionista Venham nos conhecer!!!