segunda-feira, 19 de março de 2012

44 crianças esperam por futuros pais no Ceará

Perfil específico e concorrido muitas vezes torna a adoção mais demorada. Alternativa é buscar características mais abrangentes como a cor da pele, sexo e idade da criança


FOTO: IGOR DE MELO
"Eles me escolheram pra ser mãe deles", diz Laura, mãe de Antonio e Marco Tulio
A gestação foi diferente. O tempo de espera, também. Quando chegaram, Antonio e Marco Tulio, cada um a seu tempo, deixaram para trás qualquer preconceito e todas as dificuldades que surgiram do início. “Muita gente me pergunta se eles parecem com o pai, eu digo ‘sim, parecem’”, conta a mãe Laura Maria. Antonio, hoje com 7 anos, chegou em março de 2006, e Marco, de 3, chegou ano passado. A vontade de ter uma família já vinha de longa data.
A engenheira de alimentos passou duas vezes pelo processo. Em média, de acordo Anna Gabriella da Costa, chefe do setor de Cadastro de Adoção do Fórum Clóvis Beviláqua, o período para que o pretendente esteja apto a adotar dura três meses. Depois da entrega de documentos, da participação no curso sobre o ato, da visita de assistentes sociais e psicólogos e da avaliação de uma promotora e de uma juíza, é feito o cruzamento de dados para encontrar a criança com o perfil desejado.
“Eu sou uma mãe igual a todas as outras mulheres modernas”, define-se Laura. Solteira, emprego, dois filhos. O amor incondicional veio de formas diferentes. Com o mais velho, foi à primeira vista. Com o mais novo, foi conquistado com o tempo. “É a personalidade de cada um”, explica. “Eles não carregam semelhanças físicas comigo, mas vão ter semelhanças de valores”.

O único critério usado para organizar a lista de pretendentes é o tempo cronológico, explica Gabriella. O Cadastro Nacional de Adoção (CNA) tem, atualmente, 277 inscritos no Estado, enquanto existem 44 crianças aptas à adoção. Com base nos números, pode se supor que é uma questão simples, mas nem sempre. “As pessoas querem fazer de conta que a criança está nascendo do seu próprio berço, querem bebês com características suas”, avalia Marília Uchôa, promotora do CNA.

Menina, branca, até um ano. É esse o perfil mais procurado no Estado e o mais demorado de ser resolvido. “É muito difícil definir quanto tempo vai demorar todo o processo porque depende do perfil e da disponibilidade”, afirma. Laura, que ampliou o perfil que gostaria depois de conhecer mais sobre a adoção, lembra: “É a criança que escolhe você. As reações delas são mais naturais que as nossas. Eles me escolheram pra ser mãe deles”.

ENTENDA A NOTÍCIA

Casais heterossexuais e homoafetivos e solteiros compõem a lista de cadastrados para adoção. No Ceará, a fila é seis vezes maior que o número de crianças disponíveis. Características exigidas complicam o processo.

Serviço
Cadastro Nacional de Adoção
Fórum Clóvis Beviláqua
Avenida D. Floriano Benevides, 220 - Edson Queiroz
Contato: 3278 11280

Fonte:http://www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem Somos Nós

Minha foto
Balneáorio Camboriú, SC., Brazil
O GEAA Anjos da Vida é uma entidade sem fins lucrativos, cuja visão é de apoiar A ADOÇÃO de todas as formas. Procuramos atender aos Pais adotivos, filhos do coração, e famílias extensivas. Nossa maior conquista é ser um dos primeiros grupos de apoio à adoção do Estado, em parceria com o poder judiciário de SC, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ministrar o curso de preparação de postulantes à adoção. Membros da Equipe do GEAA Anjos da Vida: Lenita Novaes: Psicóloga e Coordenadora Geral Indiana Menon: Psicóloga Carolina Voltolini: Psicóloga Noemi Loser: Mestre em Pedagogia Archille Mazzi: Advogada Grasiela Teixeira: Auxiliar Administrativo Deolinda: Assistente Social Juarez Furtado: Médico Pediatra Aline Radloff: Nutricionista Venham nos conhecer!!!