quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Adoção à brasileira ameaça segurança dos pais e das crianças

O Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo de Santa Catarina (Cuida) é uma ferramenta criada para organizar as informações sobre crianças disponíveis para adoção e pessoas que querem adotar. Mas, para se inscrever, existe um processo de seleção com entrevista, curso de preparação e avaliação de documentos.

No entanto, a prática da “adoção à brasileira”, que não respeita esses procedimentos de segurança, ainda é comum. Apesar de ser uma solução mais “rápida”, ao optar por esse tipo de adoção, os pais assumem riscos, como o de ser denunciado a qualquer momento. Além disso, a criança estará sendo entregue a pessoas que não passaram por qualquer tipo de avaliação.

Desde maio, a Campanha Adoção – Laços de Amor da Assembleia Legislativa, em parceria com o Ministério Público, Tribunal de Justiça e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) está incentivando a adoção para diminuir o número de crianças abrigadas em instituições de acolhimento do estado.

Em agosto, o número 0800-644-4994 foi lançado para esclarecer dúvidas e acompanhar os processos de adoção. O atendimento é gratuito e está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte:Alesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem Somos Nós

Minha foto
Balneáorio Camboriú, SC., Brazil
O GEAA Anjos da Vida é uma entidade sem fins lucrativos, cuja visão é de apoiar A ADOÇÃO de todas as formas. Procuramos atender aos Pais adotivos, filhos do coração, e famílias extensivas. Nossa maior conquista é ser um dos primeiros grupos de apoio à adoção do Estado, em parceria com o poder judiciário de SC, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ministrar o curso de preparação de postulantes à adoção. Membros da Equipe do GEAA Anjos da Vida: Lenita Novaes: Psicóloga e Coordenadora Geral Indiana Menon: Psicóloga Carolina Voltolini: Psicóloga Noemi Loser: Mestre em Pedagogia Archille Mazzi: Advogada Grasiela Teixeira: Auxiliar Administrativo Deolinda: Assistente Social Juarez Furtado: Médico Pediatra Aline Radloff: Nutricionista Venham nos conhecer!!!