quinta-feira, 17 de março de 2011

Juiz nega “ADOÇÃO DIRETA” de duas crianças por casais de Joinville/SC

O juiz Sérgio Luiz Junkes, titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Joinville, negou os pedidos de adoção feitos por dois casais não cadastrados no CUIDA (Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo). As duas crianças foram encaminhadas a abrigo, conforme determinado na decisão, em que Junkes reconheceu que o pedido representava “adoção direta”, considerada ilegal. Tal adoção é praticada por casais que tentam burlar a tramitação legal, recebendo bebês através de intermediários.

Nestes dois casos específicos, as mães biológicas, sem condições de criar os bebês, entregaram-nos a uma mulher, já identificada, que os encaminhou aos casais. O juiz entendeu que a adoção deve seguir a ordem estabelecida no CUIDA, e pode ser deferida a pessoas não cadastradas apenas em condições excepcionais, quando há forte vínculo afetivo entre adotante e adotando.

Para Junkes, os pedidos constituem, na verdade, adoção direta, uma vez que os autores não conhecem a mãe biológica dos bebês, mas apenas a intermediadora. Ele observou, ainda, que além de não estarem na lista de interessados em adoção, os requerentes não foram devidamente preparados para receber as crianças, e estão há poucos meses com a guarda de fato, sem ter gerado vínculos afetivos com elas.
FONTE: Internet.

COMENTÁRIO: As maezinhas que não podem ficar com seus filhos biológicos devem confiar, e quando a decisão da entra for consciente, a mesma deverá fazê-la junto ao Poder Judiciário. Ao contrário do que apregoado, não haverão críticas ao ato de doação, tampouco repreendas. Com o advento da Lei de Adoção, a entrega das crianças no Fórum, ficou ainda mais segura!

5 comentários:

  1. Acho um tremendo absurdo,a lei brazileira é lenta e obscura. Enquanto tantos casais estão dispostos a dar amor,lar e carinho,nosso judiciário preocupa-se em avaliar e reavaliar casais que com certeza sabem bem o que querem.
    Nos fazem passar popr AVALIAÇÃO PSCICOLÓGICA e tudo mais,trocando em miúdos,querem saber se somos loucos ou não.
    Mas o que aínda não sabem,é somos mesmo...
    Loucos por termos uma criança em nossos braços,independente de cor ou raça.
    Pesso desculpas pelo desabafo,mas há momentos na vida em que sinto VERGONHA DE SER BRAZILEIRO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom dar uma olhada nesta matéria...

      http://aurora.diariodepernambuco.com.br/2012/06/o-enquanto-dure-que-se-queria-eterno/

      Excluir
  2. A lei braSileira está corretíssima ao exigir a avaliação psiciológica, pois ela é extremamente necessária para saber não se os pretendentes à adoção são loucos, mas se são capazes de criar e educar uma criança. É uma forma de evitar que crianças sejam adotadas por meníacos, pedófilos, e pessoas desequilibradas como aquela procuradora de justiça que foi presa por espancar a filha adotiva de apenas 2 anos.

    A verdade é que os pretensos pais adotivos, em sua maioria, não são loucos para ter em seus braços uma criança independente de cor ou raça. Se esse for o seu caso, parabéns, mas a maioria dos candidatos à adoção ainda pretedem escolher as crianças como produtos em uma prateleira de supermercado, os cadastros de adoção mostram que as crianças disponíveis são em grande parte negras e pardas e em idade por volta dos 10 anos, mas essas crianças crescem nos abrigos, porque as mais procuradas são os bebês brancos.

    Pra quem quer adotar:
    crianças lindas, maravilhosas, saudáveis, fruto de uma gravidez acompanhada por todos os pré-natais,bebezinha, branquinha, gordinha e de olhinhos azuis estão bem cuidadas por seus pais biológicos.

    Pessoas que só querem filhos adotivos que se pareçam com a família adotiva ainda não aceitaram a adoção e pretendem com isso apenas mascará-la, fingir que aquele filho é biológico, ainda que seja para si mesmas.

    Quando se trata de filhos biológicos não se pode escolher o sexo, a cor, se tem saúde...e se é dar a amor a uma criança e chamá-la de filha que pretendem, livrem-se desses preconceitos, diminuam as restrições que fizeram para conseguir uma criança e aí sim estarão com seus filhos nos braços muito mais rápido.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho ótimo todo esse processo para os postulantes, é necessário conhecer os pais antes da adoção, e os pais devem se preparar para uma futura adoção. Infelizmente vemos diariamente casos de adoção ilegais, uma pena para pessoas, como eu, que estão na fila, cumprindo a lei e esperando nosso filho... se todos cumprissem a lei, a fila andaria mais rápido e isso seria muito positivo primeiramente para as crianças!

    ResponderExcluir
  4. concordo com a fila...e tudo mais...porem, quando se tem vinculo com a mae, penso que deveria ser diferente..
    se a mãe não quer entregar pra adoção e sim a alguem de sua confiança....pq ir contra....

    ResponderExcluir

Quem Somos Nós

Minha foto
Balneáorio Camboriú, SC., Brazil
O GEAA Anjos da Vida é uma entidade sem fins lucrativos, cuja visão é de apoiar A ADOÇÃO de todas as formas. Procuramos atender aos Pais adotivos, filhos do coração, e famílias extensivas. Nossa maior conquista é ser um dos primeiros grupos de apoio à adoção do Estado, em parceria com o poder judiciário de SC, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ministrar o curso de preparação de postulantes à adoção. Membros da Equipe do GEAA Anjos da Vida: Lenita Novaes: Psicóloga e Coordenadora Geral Indiana Menon: Psicóloga Carolina Voltolini: Psicóloga Noemi Loser: Mestre em Pedagogia Archille Mazzi: Advogada Grasiela Teixeira: Auxiliar Administrativo Deolinda: Assistente Social Juarez Furtado: Médico Pediatra Aline Radloff: Nutricionista Venham nos conhecer!!!