segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

BRASIL TEM 8 MIL CRIANÇAS E ADOLESCENTES À ESPERA DE ADOÇÃO

De acordo com o último balanço do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), realizado pela Corregedoria Nacional de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 7. 949 crianças brasileiras estão aptas a serem adotadas.

Ou seja, se encontram destituídas do poder familiar. Os dados, referentes ao dia 3 de dezembro de 2010, indicam também que há 30.378 pretendentes à adoção, já cadastrados.

São Paulo permanece na liderança como o estado com maior número de pretendentes à adoção: 8.020 para 1.538 crianças e adolescentes cadastradas. Já o Espírito Santo lidera em número de crianças e adolescentes à espera de uma nova família: são 2.194 para 493 candidatos a pais, no estado. Já o Distrito Federal indica uma relação mais equilibrada: são 522 pretendentes para 209 crianças aptas à adoção.

O Cadastro Nacional de Adoção foi criado em abril de 2009 para facilitar as adoções. Por meio desse instrumento, os juízes das varas da infância e da juventude recebem informações unificadas sobre os procedimentos de adoção e podem dar agilidade ao processo de adoção. O Cadastro possibilita ainda a implantação de políticas públicas na área.



Agência CNJ de Notícias

2 comentários:

  1. Com tantas crianças emsituaçao precaria,ainda assim se ficam anos na fila.Mas me surpreendo ao saber que pessoas importantes,assim como aquela promotora,adotou rapidinho.Sera que passou por todos os processos.....Quero acreditar que sim.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber o porque para pessoas comuns leva tanto tempo para conseguir adotar uma criança, enquanto para pessoas ricas e famosas leva 1 mês!!!
    Será que a justiça não acaba beneficiando certas pessoas?
    Tem tanta gente cheia de amor para dar e sem restrições de cor, raça idade, que passa 3, 4, 7 anos esperando para ter seu filho... enquanto chega alguém com "poder" que quer um bebezinho e logo consegue!!!
    Acho que tem certas coisas que devem ser revisadas!!!
    Pois se há tanta gente querendo adotar ( e que este numero supera o de crianças a serem adotadas)por que há tantas crianças em orfanatos... por que não agilizam este processo e deixam as crianças crescerem em um ambiente familiar?
    O Brasil ainda tem muito o que crescer em relação a adoção... e espero que isso seja feito rapido, para que essas criança ganhem um futuro digno!!!

    ResponderExcluir

Quem Somos Nós

Minha foto
Balneáorio Camboriú, SC., Brazil
O GEAA Anjos da Vida é uma entidade sem fins lucrativos, cuja visão é de apoiar A ADOÇÃO de todas as formas. Procuramos atender aos Pais adotivos, filhos do coração, e famílias extensivas. Nossa maior conquista é ser um dos primeiros grupos de apoio à adoção do Estado, em parceria com o poder judiciário de SC, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ministrar o curso de preparação de postulantes à adoção. Membros da Equipe do GEAA Anjos da Vida: Lenita Novaes: Psicóloga e Coordenadora Geral Indiana Menon: Psicóloga Carolina Voltolini: Psicóloga Noemi Loser: Mestre em Pedagogia Archille Mazzi: Advogada Grasiela Teixeira: Auxiliar Administrativo Deolinda: Assistente Social Juarez Furtado: Médico Pediatra Aline Radloff: Nutricionista Venham nos conhecer!!!