Escolha. Esta opção dada aos pais que desejam adotar crianças é o maior problema encontrado atualmente para formar uma família completa. Das 550 crianças e adolescentes a espera de adoção em Mato Grosso, 64 delas se encontram em Cuiabá.
São 402 o número de casais na lista de adoção que têm preferência por meninas brancas com até dois anos. As exigências dos futuros pais fazem com que estes dados não mudem. Atualmente há 14 crianças em processo de adoção na Capital.
A maioria das crianças são maiores de oito anos ou possuem necessidades especiais e problemas de saúde. Ao completar 18 anos, os jovens devem, necessariamente, deixar o abrigo. Em geral, eles são totalmente desligados do programa de adoção aos 20 anos, ao possuir condições financeiras para se sustentar e lugar onde morar.
De acordo com a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja/MT) da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MT), o abandono das crianças está ligado, em sua maioria, a maus tratos, situações de risco, desestrutura familiar, negligência e violência doméstica.
Fonte:Matogrossonoticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário